Projeto apresenta crianças à magia do cinema

IMG_1437

Cerca de 150 crianças do Lar São Domingos participaram, na manhã desta quarta-feira (5), de um projeto social da rede Kinoplex de cinemas, o Projetor de Sonhos. Acompanhados por educadores sociais e monitores, as crianças assistiram a uma sessão especial da animação “Jovens Titãs em Ação”, em exibição no Maceió Shopping.

O transporte foi realizado pela empresa Rio’s Rent a Car, que ofertou dois ônibus de sua frota para levar as crianças ao cinema. Os acadêmicos de Educação Física da Ufal, que realizam estágio de Psicomotricidade na instituição sempre às quartas-feiras, também acompanharam o grupo para auxiliar no controle das crianças. Para impor o silêncio, quando necessário, Felipe Lins desenvolveu um método infalível: bastava um comando seu com as palmas das mãos e as crianças respondiam imediatamente, também com palmas, silenciando logo em seguida.

“Pra gente, ir ao cinema é algo tão comum, não é? As pessoas nem prestam atenção neles. Mas isso para eles é tão importante. Este passeio vai ficar gravado na mente deles para o resto da vida”, comentou o estudante emocionado. Ele comemorou também a mensagem positiva da animação, lembrando que o filme ressalta valores muito trabalhados por eles nas atividades de Psicomotricidade.

Excitadas com o passeio – que para alguns tinha o sabor do desconhecido, já que muitos nunca tinham ido ao cinema –, as crianças não paravam de falar e apontavam cada detalhe daquele ambiente tão diferente dos que conheciam. Quando o filme começou, o silêncio se fez naturalmente, sendo quebrado apenas no final da exibição, com as palmas da platéia, que expressavam um pouco de tudo: alegria, satisfação e agradecimento.

A coordenadora pedagógica do Lar São Domingos, Liliane Araújo, que fez questão de acompanhar a criançada, também comentou a escolha do filme: “essa animação ressalta valores importantes, como a autoconfiança, a amizade, o espírito de cooperação e a união de todos em prol do bem comum, em detrimento da vaidade e do ego exacerbado, tão comuns nos dias atuais. Uma mensagem que só veio agregar valor ao trabalho que nós realizamos no Lar São Domingos”.

Rebeca Clécia dos Santos, de 8 anos, disse estar impressionada com o ambiente do cinema, que ela não conhecia. “Foi tudo muito bom”, declarou a menina, meio tímida, mas com olhos brilhantes e atentos.

 

Os comentários estão encerrados.