Projeto pedagógico discute ‘sustentabilidade’

IMG_1096

De maneira lúdica e bastante interativa, o analista de sustentabilidade da Leroy Merlin, Vanci Almeida, esteve no Lar São Domingos, esta semana, para trabalhar a questão ambiental com as crianças e os adolescentes. A ação faz parte do projeto pedagógico da instituição, “Educando Para a Sustentabilidade”, que será desenvolvido este mês e no início de setembro através de diversas parcerias.

A atividade proposta pelo analista, nesta oportunidade, foi desenvolvida a partir de um jogo homônimo em que as crianças foram levadas a identificar os problemas ambientais existentes em uma cidade fictícia e encontrar a melhor forma de prevenir e solucioná-los.

“A gente tem essa preocupação de desenvolver pessoas, por isso, trabalhamos com o tripé social, ambiental e econômico. Com este jogo, a gente falou de cada problema – a economia de água, de energia, de resíduos… –, conscientizando as crianças quanto à necessidade de cuidar do meio ambiente”, explicou Almeida.

Certo de que as crianças são grandes incentivadoras dentro do lar, o analista ressaltou ainda a extrema importância da mudança de comportamento no dia a dia. “Dependendo dos nossos atos, seriam necessários dois planetas para nos sustentar”, concluiu enfático.

Durante o jogo – ao exemplo de uma maquete plana com toda a estrutura de uma cidade –, a meninada acompanhou atenta, ajudando o analista a retirar as marcas da degradação humana no meio ambiente.

Empolgada com a brincadeira, Ana Beatriz Silva Santos, 11 anos, sintetizou em poucas palavras tudo que aprendeu nessa ação, lições que certamente serão reproduzidas dentro de casa: “Eu aprendi que a gente precisa praticar os três erres, reduzir, reutilizar e reciclar, para cuidar do meio ambiente”.

 

Os comentários estão encerrados.