Criador do Sítio do Pica-pau Amarelo é celebrado no dia de hoje

IMG_1604

Duas ações reverenciam o Dia Nacional do Livro Infantil, nesta quarta-feira (18), no Lar São Domingos: o projeto BiblioSesc e a contação de histórias promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas. Monteiro Lobato é o grande homenageado do dia.

As atividades vão ocorrer durante todo o dia de hoje, com a biblioteca móvel do Serviço Social do Comércio estacionada nas proximidades do ginásio poliesportivo da ONG e a educadora social Nayara Souza interagindo com a meninada, nas dependências da Biblioteca Arco-íris das Letras, situada no térreo do casarão, em Mangabeiras.

Auxiliada pelos outros membros da equipe, a educadora do SCFV recebe duas turmas de cada vez para falar sobre o Dia Nacional do Livro Infantil e a obra de Monteiro Lobato. Fantasiada de Emília, a personagem mais famosa do escritor brasileiro, ela canta, dança e conta histórias infantis, arrancando aplausos e gargalhadas das crianças.

Já na biblioteca móvel, os pequenos estão sendo estimulados à leitura com o conhecimento da data comemorativa e a distribuição de gravuras para colorir. As prateleiras repletas de títulos infanto-juvenil, do Brasil e do mundo, compõem o cenário perfeito para associar o hábito da leitura a ludicidade, lazer e divertimento. O tema do desenho não poderia ser outro: as personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, imortalizadas por Lobato.

Até o fim do dia, as 500 crianças assistidas pelo Lar São Domingos terão passado por esses dois ambientes.

Instituída desde 2002, a data de aniversário do autor de Reinações de Narizinho foi escolhida como o dia oficial da literatura infanto-juvenil no Brasil – uma justa homenagem para quem dedicou mais da metade de sua obra a esse público. Por todo o país, e em diversas partes do mundo, o advento do Espiritismo também é comemorado nesta data, como o Dia do Livro Espírita, com o lançamento da primeira obra da doutrina codificada por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos.

 

Os comentários estão encerrados.