Teatro promove reflexões sobre o ambiente escolar

WhatsApp Image 2018-03-15 at 12.57.29

“Regras de convivência no ambiente escolar” foi o tema escolhido para abrir as atividades do Grupo de Teatro do Lar São Domingos este ano. A primeira apresentação da trupe, que reiniciou as aulas de artes cênicas no mês passado, aconteceu nesta quinta-feira (15), no pátio interno da instituição, também chamado de Recanto de Noemi.

Sob a batuta do professor Abimael Melo – um dos profissionais que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEMAS no Lar São Domingos –, os meninos mostraram aos colegas a importância de se preservar o ambiente comum de aprendizado e estudo, construindo um clima de confiança e respeito entre todos os que o partilham.

De acordo com o professor de teatro, foram os próprios alunos que escolheram o tema e construíram o texto da encenação a partir das rodas de conversa promovidas no início das aulas. “Os ensaios serviram para fazer a adequação das falas e aprimorar a atuação dos atores, dando forma à montagem. Esses jovens são muito inteligentes e criativos. É muito instigante trabalhar com eles”, ressaltou Melo.

Antes da apresentação, no entanto, houve um momento muito especial com as educadoras sociais Nayara Silva de Souza e Maria Terezinha dos Santos, do SFVC, que promoveram a reflexão das crianças de forma lúdica e dinâmica. A plateia foi formada pelas próprias crianças do Lar São Domingos.

Na próxima semana, será a vez dos alunos do turno da tarde se apresentarem para os colegas da instituição, também no Recanto de Noemi. Após essa etapa inicial, os meninos e as meninas do Grupo de Teatro do Lar São Domingos vão começar o intercâmbio com outros núcleos do Serviço de Convivência.

Os comentários estão encerrados.