Projeto reinicia cuidados odontológicos das crianças

WhatsApp Image 2018-02-23 at 12.30.15

Começaram, esta semana, as ações preventivas para a saúde bucal das crianças do Lar São Domingos. Após a triagem inicial, realizada na própria instituição, 20 delas foram encaminhados para tratamento na Clínica de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes – Unit, em Cruz das Almas. Uma parceria que já começa a mostrar os seus primeiros frutos.

Segundo a professora Mariana Alencar Nemezio, que supervisiona os acadêmicos de Estágio Infantil I e II em suas atividades extra muro, os alunos selecionados nessa primeira triagem são todos novatos. O que, na sua concepção, é um indício de que os outros estão conseguindo manter o trabalho preventivo que este projeto vem realizando desde o ano passado.

De acordo com a orientadora, as crianças selecionadas na triagem são aquelas que apresentam casos de maior gravidade. Na clínica, elas vão receber todo o tratamento odontológico – que vai desde a restauração até pequenas cirurgias –, além de terem as medidas preventivas reforçadas.

“As ações de prevenção, como aplicação de flúor, técnicas de escovação, entre outros, são realizadas no próprio Lar São Domingos. Uma vez por mês nós estamos aqui e desenvolvemos atividades educativas, como palestras, brincadeiras e dinâmicas. Tudo isso para motivá-los a escovarem os dentes diariamente, pois, só assim, ficarão livres das cáries”, declarou Nemezio.

Feliz com o retorno dos acadêmicos ao Lar São Domingos, a coordenadora pedagógica da instituição, Liliane Araújo, ressaltou a importância dessa parceria, que dura o ano todo. De acordo com ela, quando a criança é atendida em suas necessidades, não só intelectuais como também fisicamente, o processo de ensino/aprendizagem é muito maior.  “Uma criança que está com dor de dente não consegue aprender, brincar ou atender às atividades propostas pela instituição. Isso sem falar na questão da autoestima”.

“E como este é um tratamento caro para essa camada da sociedade, a gente fica feliz de saber que eles vão ser tratados de forma respeitosa, com horário, em um ambiente adequado, higienizado, e com todos os requisitos que um atendimento de qualidade tem. Eles fazem a prevenção e os tratamentos pela Unit, mas, aqui, a gente mantém a escovação diária após as refeições”, concluiu a educadora .

Além das ações preventivas ao longo do ano, os acadêmicos de odontologia da Unit fazem a distribuição de um kit de higiene bucal para cada criança também.

Os comentários estão encerrados.