Intercâmbio e integração dão o tom da II Mostra Cultural da SEMAS

WP_20171206_037

Alunos do Lar São Domingos apresentaram, nesta quarta-feira (6), a encenação “Regras de Convivência” – montada a partir de rodas de conversa sobre o comportamento na escola e no convívio em sociedade. Muito aplaudidos pela desenvoltura e pela mensagem que levaram ao público, os adolescentes da ONG foram o segundo grupo a se apresentar no primeiro dia da II Mostra Cultural da SEMAS. O evento vai até amanhã, no auditório do Lar São Domingos.

Para Maria Thailane (14), que frequenta o Lar desde os 3 anos de idade, essa integração é muito importante, pois lhe permite ver o talento dos outros grupos de convivência e, ao mesmo tempo, mostrar o seu talento também.

“De todas as atividades que eu faço aqui [no Lar], é do teatro que eu gosto mais. Com o teatro eu perco a vergonha de me apresentar, e isso me ajuda muito nos trabalhos da escola. Eu me sinto mais segura e confiante”, declarou a menina com olhos vivazes, minutos antes de se apresentar.

Segundo o idealizador da mostra, Alderi Souza, é exatamente esta a proposta do evento. Professor de Artes Cênicas, é ele o responsável pelo acompanhamento das atividades artísticas das unidades de CRAS e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ele esclareceu que essas ações acontecem cotidianamente dentro das unidades, mas que foi necessário que eles viessem a público a fim de que a sociedade conhecesse um pouco do que acontece nessas unidades.

“É um momento de intercâmbio, em que eles se reconhecem e trocam conhecimentos a partir da sua realidade, com temáticas que são discutidas dentro dos próprios Serviços [SCFV]. Isso traz muita coisa boa para eles. A autoestima dessas crianças cresce, eles se sentem capazes, fortalecidos e se reconhecem enquanto seres cheios de potenciais”, ressaltou Souza.

Um trabalho que vem sendo realizado há dois anos, as aulas de teatro do Lar São Domingos, sob a direção do professor Abimael Melo, já renderam cerca de seis encenações, com temáticas sociais e retiradas do dia a dia deles.

A mostra cultural continua nesta quinta-feira (7), a partir das 13h.

Os comentários estão encerrados.