CientíficaMente: conhecimento e diversão à serviço da Ciência

WP_20171201_040 cópia

Ação visa divulgar e popularizar a Ciência, deixando-a ao alcance de todos

Uma grande feira de ciências foi montada, nesta primeira sexta-feira de dezembro, na sede do Lar São Domingos, em Mangabeiras. O projeto CientíficaMente mobilizou cerca de 40 acadêmicos de licenciatura em Química, Biologia, Física e engenharias da Universidade Federal de Alagoas, com experimentos e demonstrações. Supervisionados por quatro professores, os estudantes compartilharam experiências e conhecimento científico com a meninada ocupando diversos espaços da ONG.

O Planetário Móvel e dois telescópios proporcionaram também conhecimentos básicos sobre astronomia e permitiram aos jovens conhecer um pouco mais sobre o planeta Terra e a Via Láctea.

Recebidos no auditório com um grande  show de Química, as crianças e os adolescentes da instituição filantrópica receberam uma breve exposição sobre a ciência e a sua importância em nossas vidas e, em seguida foram divididos em grupos e convidados a percorrer os diversos espaços do evento para conhecer a aplicabilidade prática do conhecimento científico.

Com olhos atentos e cheios de curiosidade, eles foram conduzidos ao Planetário Móvel, no ginásio de esportes e a uma variada gama de experimentos, dispostos em estandes no pátio externo Recanto de Noemi, enquanto os pequenos se divertiam com as brincadeiras do Palhaço Pitacho. Maria Clara Massau dos Santos (11) não poupou elogios à organização do Científica Mente: “Gostando, não. Eu estou amando”!

Segundo a professora Monique Ângelo, a ideia da ação é justamente promover este intercâmbio, fazendo uma contextualização prática e transmitindo o conhecimento científico de maneira bem mais acessível, agradável e descontraída.

“Nós percebemos que não só as crianças estão gostando, mas muitos dos nossos alunos já vieram falar da imensa satisfação que estão sentindo em desenvolver esta ação aqui, no Lar São Domingos. Eles estão adorando”, declarou Ângelo.

A ação CientíficaMente surgiu no projeto de extensão Qui Ciência, do Instituto de Biotecnologia da Ufal, e vem sendo desenvolvida em conjunto com a Usina Ciência, que já existe há 25 anos. Esta foi a quarta edição do projeto, este ano.

 

Os comentários estão encerrados.